GENTLEMAN

1 JUL 2017 - Palco MUSA CASCAIS

Gentleman (Otto Tilmann) apaixonou-se pela música jamaicana quando visitou a ilha desse país pela primeira vez aos 17 anos. Já ouvia e apreciava os sons de Dennis Brown, Peter Tosh e Bob Marley, mas quando ele ouviu artistas mais contemporâneos como Sizzla e Anthony B., isso fê-lo perceber que o roots reggae ainda estava vivo e com boa saúde.

Em 1997 teve a sua oportunidade quando o grupo de hip-hop alemão Freundeskreis lhe pediu para fazer singjay para a música "Tabula Rasa". Uma série de singles a solo levou à sua estreia em 1999, “Trodin On”. O álbum foi uma mistura de dancehall e hip-hop com Gentleman a cantar em inglês e patois jamaicano. Em 2002 ele voltou com sua descoberta “Journey to Jah”, um álbum muito virado para o roots. O Runaway EP e o CD / DVD Gentleman & The Far East Band (ambos lançados em 2003) mantiveram os fãs felizes enquanto Gentleman passava o tempo a fazer tournées pelo mundo e a tocar para audiências cada vez maiores.

Com participações de artistas de reggae como Morgan Heritage, Capleton, Luciano, Anthony B., Cocoa Tea, Barrington Levy, Ky-Mani Marley, Jack Radics, Bounty Killer, Mikey Geral, Junior Kelly, Firehouse Crew conjuntamente com produtores como Richie Stephens ou Bobby Digital, por exemplo, Gentleman ganhou enorme respeito entre os fãs de roots reggae.

Em 2010, Gentleman mudou da editora alemã Four Music para a Universal e o seu disco “Diversity” alcançou o nº 1 no Top alemão. Em 2014, a sua reputação internacional trouxe-lhe a honra de gravar um MTV Unplugged. Nenhum músico de reggae tinha tido até à data o privilégio de tocar a lendária série de concertos. O "Unplugged-Tour" foi um grande sucesso.
As suas numerosas estadias na Jamaica e as colaborações com uma grande variedade de músicos jamaicanos enraizaram-no profundamente na cultura da ilha. Em mais de 20 anos de carreira, Gentleman tocou em muitos países e fez alguns trabalhos pioneiros para a música reggae. As constantes viagens entre a Jamaica e Colônia ao longo da sua carreira fizeram dele um dos artistas mais originais no reggae. Ao longo dos anos, Gentleman conseguiu combinar perfeitamente canções de roots-reggae com dancehall no seu trabalho. Ele é um talentoso compositor e um cantor com uma voz inconfundível.